Saudação a todos!
Neste breve tutoria vamos deixar algumas dicas para que suas idas a estúdios sejam mais produtivas.
O objetivo principal não é estabelecer regras ou normas para gravação em estúdio, mais sim algumas maneiras de se facilitar o trabalho e trazer mais qualidade para sua música.
Muitas vezes nos preocupamos somente com o fato de não esquecer a letra, nos esforçamos para gravar ela na mente e torcemos para que no momento da gravação corra tudo bem, isso também é importante, porem não é o suficiente para que o resultado seja 100%.
Tão importante quanto saber a letra é a sua interpretação, isso dará mais realismo para quem esta ouvindo. Recorde de uma musica que você gosta muito... Observe a forma como o artista interpretou. Quanto mais real é sua interpretação, mais qualidade terá sua musica.
A maioria das pessoas tem dificuldades no estúdio, pois ali na cabine não tem publico, é só você e o microfone, fica difícil colocar a mesma emoção e intensidade vivenciada em palcos, mais temos que tentar.
Primeiramente é preciso estar à vontade, tranqüilo, e que o ambiente onde esteja gravando lhe seja agradável, onde se sinta seguro. Isso vai lhe dar liberdade para expressar tudo que sente sem receio do que os “outros vão pensar”.
O segundo passo é se concertar somente na musica, esqueça das pessoas quem estão no estúdio. Tente produzir imagens daquilo que esta cantando, imagine aquilo que esta rimando e tente colocar o máximo de emoção possível, isso dará mais intensidade à música.
O fôlego é algo muito considerável nesse momento, muitas gravações ficam com falhas devido a esse fato, no qual às vezes é compensado com tratamento na fase de mixagem. Então sabendo disso você pode e evitar e fazer de forma correta, só grave até onde seu fôlego agüenta, assim sua musica não terá más passagens de som e o equilíbrio será alcançado.
Outro fator importante é a quantidade de emendas na musica, pois em cada vez que se recomeça uma gravação, sua tonalidade de voz pode mudar, assim terá diversos momentos e vozes diferentes. Claro que boa parte dessas diferenças são ajustada na fase de mixarem, porem pode existir partes não homogêneas.
Para isso é necessário que haja uma programação, o que chamamos de mapeamento linear.
Na imagem 01 verá a seqüência de voz 01 e 02, onde foi captada em dois canais separados.
Observe que no primeiro canal existe um intervalo entre os gráficos de áudio, eles foram programados previamente, o musico se certificou de todas as partes que conseguia rimar com boa interpretação e fôlego.
No segundo canal o musico completa as partes deixadas em silêncio, tudo de forma programada.Na imagem 02 verá a seqüência de vozes 03 e 04, onde se encontram a segunda voz que também foi programada e gravada assim como a primeira voz. Verá também os reforços nas cores verde, azul e vermelho.
Fazer o mapeamento prévio não é difícil, faça-o durante um ensaio, vá rimando com toda intensidade e emoção, quando perceber que seu fôlego esta acabando coloque uma marcação nesta parte da letra. O mais recomendado é fazer essas marcações em final de rimas, pois ali será feita uma emenda e ela tem que soar natural, como se você tivesse rimado sem parar.
Vejamos um pequeno exemplo:
Puta dessa vez foi loucura muita treta
Eu não imaginava que tinha tanta frieza no olhar,
Ou no jeito compor, de agir
Pra que, pra te, pra ser no final do túnel feliz
Enfim, informação denúncia reportagem,
Louco no quadrilátero da angustia na triagem
Da vida eu aprendi com vente oito pouco mais
Não era isso que eu queria eu tava em busca da minha paz, parceiro...
Camburão Negreiro [Realidade Cruel]
No trecho acima rimado por Douglas-RC, podemos visualizar as partes onde podem ter sido feito emendas, em vermelho seria a primeira voz guia, em preto a segunda voz guia onde se completa as partes deixadas em silêncio. Tente confirmar a hipótese ouvindo a música.
Dessa mesma forma você pode mapear sua letra, sempre observando com cuidado o melhor momento de parar. No final você terá varias letras, isso mesmo, varias letras. Reflita comigo...
Consegue-se rimar uma estrofe no começo, ela irá para a letra de guia 01, o que será rimado na seqüência, mais uma estrofe, por exemplo, vai para a letra de guia 02 e assim terá duas letras, uma com as primeiras partes e outra com as segundas que iram completando a primeira. Caso queira, ao invés de direcionar partes da musica para letras diferentes, pode simplesmente separa-las por cores.
Se pretende usar uma voz base de acompanhamento, ela também precisa de programação, faça como nos exemplos acima.
Reforços também são importantes, muitas musicas sem reforço de vozes (dobras, geograu, cacos, piras, ataques como muitos dizem) ficam um tanto vazias. Vale observar, cada musica tem suas particularidades.
É bom programar os reforços se possível, faça-os nos ensaios e peça para que seu companheiro de grupo observe se soa bem, se sim, escreva-os em outra letra, denominada reforços ou como queira.
Uma boa dica é exercitar bem as palavras que tem dificuldade em pronunciar, muitas vezes esses tipos de erros tomam maior parte do tempo de uma gravação, sem falar no stress que o musico passa.
Sem sombra de duvidas o rap é um dos gêneros da musica mais importantes da atualidade, através dele, realidades são expostas, direitos são reivindicados, denúncias são feitas, é a voz de um povo sofredor em busca de melhoria em todos os aspectos.
Vamos dar o devido valor a nossa música, levando a ela cada vez mais qualidade, cumplicidade, veracidade e compromisso.
Esperamos ter contribuído de alguma forma, e que você possa utilizar as informações de forma positiva em seu trabalho.
A Crazzy Records tem orgulho de fazer parte da história do Rap Paranaense.
Crazzy Records >>>Sonhos em Movimento >>> Nóis é pelo Rap!